Serviços

Conexão à RedeIpê

O PoP-PB oferece, como serviço básico, a conexão à RedeIpê e conseqüentemente à Internet da RNP, para instituições de ensino e pesquisa, em velocidades variadas.

Para solicitar a qualificação como organização usuária do backbone da Rede Ipê, é preciso acessar o site: https://barra.nc-rj.rnp.br/extranet/rnp2/index.cfm. Nele, inicialmente, é preciso ler a Política de Uso do Backbone da Rede Ipê. Com isso, é possível saber se a organização preenche os requisitos necessários para solicitar a qualificação. O segundo passo é entrar em contato com o POP para obter mais informações sobre a viabilidade técnica de uma eventual conexão. O terceiro passo é entrar no site citado acima para preenchimento do Formulário para solicitação de qualificação como organização usuária. Lembrando que, caso a organização não seja classificada como primária, é preciso ter um projeto de instituição secundária ou temporária. Os modelos para esses projetos também estão no site acima. Após o envio do formulário, as informações serão avaliadas pelo comitê gestor da RNP (que se reúne, tipicamente, uma vez por mês) e será enviada uma resposta sobre a provação, ou não, da solicitação de qualificação.

Dentre as aplicações que podem ser utilizadas no backbone da RNP, pode-se citar: videoconferência, aplicações multicast, proxy, serviço de tempo; além das aplicações usuais: web, correio eletrônico, ftp, ssh, etc.

Ademais, o PoP-PB possui pessoal qualificado para oferecer os serviços de consultoria em:

·         Projeto de Redes

·         Gerência de redes

·         Segurança de Redes

·         Avaliação de Performance de Redes

·         Qualidade de Serviços Oferecidos em Redes